Quando o assunto é adaptação de jogos para as telas, os fãs costumam ficar com um pé atrás. E não é para menos: muitas produções hollywoodianas já decepcionaram ao distorcer personagens e histórias que eram adoradas nos games. Mas quando falamos de anime baseado em jogo, a conversa muda de figura.
No Cine Vibes, a gente sabe o quanto o público ama ver seus títulos favoritos ganhando vida em outros formatos principalmente quando isso é feito com respeito ao material original. Pensando nisso, reunimos aqui sete animes incríveis que nasceram a partir de jogos e conseguiram conquistar os corações dos fãs. Bora conferir?
Street Fighter II Victory (1995)

Um verdadeiro clássico que conquistou em cheio o público brasileiro. Street Fighter II Victory fez algumas alterações no enredo dos jogos, mas manteve o núcleo principal e o carisma de personagens como Ryu, Ken e Chun-Li.
Na trama, Ryu e Ken saem em uma jornada pelo mundo para se tornarem lutadores melhores. O que começa como uma viagem de autodescoberta logo vira um conflito cheio de confrontos intensos, organizações sombrias e o surgimento do verdadeiro significado da força.
Pokémon (1997)

Impossível falar de anime baseado em jogo e não citar Pokémon. Criado para acompanhar os lançamentos de Pokémon Red/Green, o anime virou um fenômeno global que atravessou gerações. Ash Ketchum se tornou símbolo da franquia e, ao lado de Pikachu, cativou o mundo inteiro.
Mesmo com diferenças em relação aos jogos (como a substituição de Red por Ash), a série fez história com mais de duas décadas no ar, tornando-se a adaptação mais duradoura da história dos games.
Trilogia de filmes Fatal Fury

Entre os anos 1990 e 1994, a SNK lançou três filmes animados baseados na franquia Fatal Fury. Apesar de algumas mudanças visuais polêmicas na época, como o cabelo azul de Andy Bogard, os filmes caíram no gosto do público e viraram cults entre os fãs.
Os longas seguem a história de Terry e Andy Bogard, que buscam vingança após o assassinato do pai por Geese Howard. Os filmes ainda trazem vilões marcantes como Wolfgang Krauser e Laocorn Gaudeamus, e misturam artes marciais com elementos místicos.
Viewtiful Joe (2004)

Outro queridinho dos fãs, especialmente no Brasil por causa da exibição na TV Globinho. Viewtiful Joe adapta o game da Capcom com um tom mais leve, cheio de referências ao universo tokusatsu e ao estilo exagerado dos super-heróis japoneses.
Joe é um fã de cinema que acaba sendo transportado para dentro de um filme e ganha poderes para lutar contra vilões bizarros e salvar sua namorada Silvia. O resultado é uma mistura divertida de ação, comédia e muito estilo visual.
Leia mais:
- My Hero Academia chega ao fim: Tudo sobre a temporada final
- 8 poderes do Hulk que nunca apareceram no UCM e talvez nunca apareçam
- The Boys: 7 ANIMES chocantes para quem amou a série dos “heróis”
Bayonetta: Bloody Fate (2013)

Baseado no primeiro jogo da franquia criada por Hideki Kamiya, o anime Bayonetta: Bloody Fate traz toda a ação frenética e visual estilizado que os fãs esperavam. A história acompanha a misteriosa bruxa Bayonetta em sua busca por memórias perdidas, enfrentando anjos e criaturas poderosas.
Embora seja mais voltado para quem já conhece o universo dos games, o longa traz boas cenas de ação e dá mais profundidade aos conflitos entre Bayonetta, Jeanne e a pequena Cereza.
Castlevania (2017)

Talvez a adaptação mais elogiada dos últimos anos. Castlevania, produzido pela Netflix, conseguiu expandir o universo do jogo Castlevania III: Dracula’s Curse com uma narrativa madura, personagens bem desenvolvidos e animação de alto nível.
A história acompanha Trevor Belmont, Sypha Belnades e Alucard enfrentando o temido Drácula em uma guerra contra a humanidade. O sucesso foi tão grande que a série teve quatro temporadas e uma continuação direta, Castlevania: Noturno, que já está em sua segunda temporada.
Zillion (1987)

Fechando a lista com um título que poucos lembram que foi baseado em jogo: Zillion. Neste caso, o anime e o jogo foram lançados juntos como parte de uma estratégia de marketing da SEGA, e a arma Light Phaser foi criada para imitar o equipamento usado pelos personagens.
Ambientado em um planeta colonizado pelos humanos e ameaçado por uma raça alienígena, o anime acompanha os jovens heróis J.J., Champ e Apple, que fazem parte da equipe especial White Nuts e usam as pistolas Zillion para proteger a humanidade.
Por que os animes baseados em jogos fazem tanto sucesso?
Diferente de adaptações live-action que tentam “traduzir” o game para o cinema, os animes geralmente abraçam o estilo, a estética e a essência dos jogos. Além disso, eles permitem que os criadores explorem mais os personagens, aprofundem a história e expandam o universo original sem perder a identidade.
E você? Já assistiu algum desses animes? Qual adaptação de game para anime te marcou mais? Comenta com a gente aqui no Cine Vibes!