A polêmica em torno de Karla Sofía Gascón, protagonista de Emilia Pérez, segue ganhando repercussão nas redes sociais. Usuários do X (antigo Twitter) resgataram postagens antigas da atriz sobre temas sensíveis, incluindo críticas ao Oscar, ataques a muçulmanos e comentários sobre o assassinato de George Floyd. A descoberta gerou uma onda de indignação e pedidos de posicionamento da Netflix e da Academia.
Tweets polêmicos sobre o Oscar
Antes de conquistar sua indicação histórica ao Oscar de Melhor Atriz por Emilia Pérez, Karla Sofía Gascón criticou duramente a cerimônia de 2021. Na época, ela afirmou que o evento estava cada vez mais parecido com um “festival afro-coreano” e com protestos do Black Lives Matter e do 8M. Além disso, classificou a premiação como “feia, feia”, referindo-se à cerimônia adaptada para a pandemia de COVID-19 na Union Station, em Los Angeles.
Ataques a muçulmanos e religiões
Os tweets de Gascón também incluem mensagens ofensivas contra muçulmanos. Em 2020, ela publicou que percebia um aumento de muçulmanos na Espanha e ironizou o uso do idioma árabe nas escolas. Em outra postagem, compartilhou a imagem de uma mulher de burca e criticou a religião islâmica, chamando-a de “profundamente repugnante”. Em 2021, expandiu suas críticas para todas as religiões, declarando estar “farta do islamismo, cristianismo, catolicismo e de todas as crenças idiotas que violam os direitos humanos”.
Comentários sobre George Floyd geram indignação
Dias após o assassinato de George Floyd em 2020, Gascón fez postagens minimizando sua morte. Ela afirmou que poucas pessoas realmente se importavam com Floyd, a quem chamou de “vigarista viciado em drogas”, e destacou que sua morte apenas revelou preconceitos tanto contra negros quanto contra policiais. As declarações revoltaram internautas, que as classificaram como insensíveis e racistas.
Teorias sobre a Covid-19 e a China
Outro ponto polêmico dos tweets resgatados foram as postagens de Gascón sobre a COVID-19. Em uma das mensagens, ela reproduziu falas preconceituosas ligando o vírus à China. A atriz questionou como cientistas e indústrias não conseguiam “entrar na fila dessa merda chinesa”, e sugeriu que a pandemia seria apenas “uma nova variante da gripe, aviária ou coronavírus”.
Leia mais:
- Premonição 6: Saiba tudo sobre o lançamento do novo filme da franquia!
- Os 5 melhores filmes de Fernanda Torres e onde assistir
- Moana 2 no Disney+: Saiba quando o filme deve chegar ao streaming
Reação da internet e posicionamento
As postagens antigas de Karla Sofía Gascón provocaram uma reação negativa massiva. Muitos usuários cobraram explicações da Netflix, responsável por Emilia Pérez no exterior, e da Academia do Oscar. Até o momento, nenhuma das instituições comentou oficialmente sobre o caso. Representantes da atriz também não se manifestaram.
Estreia de Emilia Pérez no Brasil
Apesar da polêmica, Emilia Pérez segue sua trajetória de lançamento. O filme, que recebeu 13 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, chega aos cinemas brasileiros no dia 6 de fevereiro.