Divertida Mente 2: 5 momentos mais emocionantes do filme!

Divertida Mente

Como o primeiro filme é conhecido por seus momentos de arrancar lágrimas, era inevitável que Divertida Mente 2 contivesse sua cota de cenas emocionais e falas devastadoras. Na verdade, a sequência pode ter tido mais momentos de arrancar lágrimas do que Divertida Mente quando o filme da Pixar estreou em 2015, o que é um feito tremendo. Com a adição de novas emoções – Ansiedade, Inveja, Constrangimento e Tédio – Riley chegando à puberdade e a realidade de crescer sendo jogada na cara dos personagens da noite para o dia, Divertida Mente 2 teve muitos momentos de partir e aquecer o coração.

Divertida Mente 2 começa um ano após o final de Divertida Mente, com Riley completando 13 anos e prestes a entrar no ensino médio. Um dia, o alarme de puberdade de Riley dispara, resultando na chegada de quatro novas emoções: Ansiedade, Inveja, Constrangimento e Tédio. Ansiedade é, sem dúvida, a líder do grupo e imediatamente tenta assumir o controle de Alegria. Conforme Divertida Mente 2 continua, as emoções originais (Alegria, Tristeza, Medo, Nojo e Raiva) lutam para se adaptar às mudanças na mente de Riley, enquanto a jovem adolescente consequentemente enfrenta uma crise de identidade na vida real.

O novo senso de identidade de Riley

Divertida Mente
Créditos: Reprodução

O conceito do Senso de Si Mesmo é estabelecido no início do filme recordista de bilheteria Divertida Mente 2. O Senso de Si Mesmo de Riley é composto de todas as suas crenças, incluindo que ela é uma boa pessoa, gentil, forte, corajosa e muitos outros atributos positivos. No entanto, quando a Ansiedade entra em cena, ela se livra do Senso de Si Mesmo original de Riley e constrói um novo com memórias cheias de ansiedade. Em vez de se orgulhar de si mesma, o novo Senso de Si Mesmo de Riley diz que ela não é boa o suficiente.

Sem querer, Ansiedade coloca muita pressão em Riley, fazendo-a pensar que ela terá amigos se for boa em hóquei e muitas outras crenças perigosas. Claro, isso leva a muitos outros momentos de arrancar lágrimas, mas ouvir a voz de Riley em sua mente dizendo que ela não é boa o suficiente é totalmente de partir o coração. Esta cena de Divertida Mente 2 também pode ser desconfortável porque é identificável para muitos, possivelmente fazendo aqueles que podem ter empatia derramarem uma lágrima ou duas.

Citação de Alegria sobre crescer

Animação
Créditos: Reprodução

“Talvez seja isso que aconteça quando você cresce. Você sente menos alegria.”

Uma das melhores citações de Divertida Mente 2 vem depois que Ansiedade destrói a esperança aparentemente última de Alegria, Medo, Nojo e Raiva de retornar à sede com o Sentido de Si Original de Riley. Nojo pergunta a Alegria qual é o plano deles, e Alegria responde que não sabe. Totalmente derrotada, Alegria diz: “Não sei como parar a Ansiedade. Talvez não possamos. Talvez seja isso que aconteça quando você cresce — você sente menos alegria.” E essa citação de Divertida Mente 2 tem o poder de partir o coração de qualquer adulto.

Ataque de ansiedade de Riley

Divertida Mente
Créditos: Reprodução

A cena mais significativa e angustiante em Divertida Mente 2 acontece durante seu clímax quando Riley tem um ataque de ansiedade, que vinha crescendo desde que Ansiedade chegou à sede. Durante um jogo de hóquei, Riley, muito absorta em seus pensamentos (dizendo que ela não é boa o suficiente), está determinada a mudar a opinião do treinador Roberts sobre ela. No entanto, Riley está muito focada em provar a si mesma quando acidentalmente esbarra em Grace, machucando-a. Consequentemente, Riley é enviada para a área de penalidade, onde tem um ataque de ansiedade.

A cena de ataque de ansiedade de Divertida Mente 2 é muito fiel ao que é ter um na vida real, e para qualquer um que tenha ataques de ansiedade, o momento é de cortar o coração. Isso fará muitos chorarem enquanto assistem Riley lutando para respirar na área de penalidade e a Ansiedade causa uma tempestade na sede. A sequência é muito relacionável para muitos, e ver a ansiedade sendo tão bem representada em um filme da Pixar é maravilhoso (mesmo que isso provoque lágrimas).

Leia mais:

Riley redescobre seu amor pelo hóquei

Divertida Mente
Créditos: Reprodução

Assim que Alegria assume o painel de controle perto do final de Divertida Mente 2, Riley esquece todas as suas preocupações anteriores sobre impressionar o treinador Roberts. A adolescente simplesmente se deixa aproveitar estar no gelo e jogar o jogo que ela tanto ama. Em vez de hóquei ser uma fonte de ansiedade para Riley, como tinha sido durante todo o acampamento, jogar o esporte traz paz e alegria a Riley durante os momentos finais de Divertida Mente 2.

Com Alegria no banco do motorista, Riley consegue aproveitar totalmente o jogo de hóquei e se livrar de toda a pressão que sentia anteriormente para ser perfeita e “boa o suficiente”. A jovem redescobre seu amor pelo esporte, e ver Riley tão despreocupada é como uma lufada de ar fresco para o público. Ela finalmente pode ser ela mesma, e a cena está entre as mais emocionantes de Divertida Mente 2 da Pixar.

Cena final de Divertida Mente 2

Divertida Mente
Créditos: Reprodução

O final de Divertida Mente 2 é um pouco ambíguo, pois não revela tecnicamente se Riley entra para o time de hóquei do ensino médio (mas implica que sim). Cabe ao público interpretar se o olhar orgulhoso no rosto de Riley depois de ver os resultados em seu telefone significa que ela é uma Firehawk ou se ela tem que esperar mais um ano para entrar no time. No entanto, o momento é emocionante do mesmo jeito.

Ao longo do filme da Pixar de 2024, Riley estava estressada e ansiosa sobre ser boa o suficiente para ser uma Firehawk. A ansiedade a fez acreditar que faria novos amigos se conseguisse uma vaga no time. No entanto, Riley percebeu que não era o caso e estava em paz com qualquer resultado. Conforme Divertida Mente 2 chega ao fim, a narração de Alegria expressa o quanto todos amam Riley, com todas as suas qualidades e defeitos, e é quase impossível não ficar com os olhos cheio de lágrimas quando o filme termina.

Tags:

Picture of Miguel Marzochi

Miguel Marzochi

Formado em Educação Física e posteriormente atuando como redator e editor, consegui unir meus dois interesses: movimento humano e entretenimento. Após anos de experiência em saúde, tecnologia, cinema e música, encontrei minha vocação no Cine Vibes, provando que é possível criar uma trajetória profissional que reflita todas as suas paixões.
Picture of Miguel Marzochi

Miguel Marzochi

Formado em Educação Física e posteriormente atuando como redator e editor, consegui unir meus dois interesses: movimento humano e entretenimento. Após anos de experiência em saúde, tecnologia, cinema e música, encontrei minha vocação no Cine Vibes, provando que é possível criar uma trajetória profissional que reflita todas as suas paixões.