Como o primeiro filme é conhecido por seus momentos de arrancar lágrimas, era inevitável que Divertida Mente 2 contivesse sua cota de cenas emocionais e falas devastadoras. Na verdade, a sequência pode ter tido mais momentos de arrancar lágrimas do que Divertida Mente quando o filme da Pixar estreou em 2015, o que é um feito tremendo. Com a adição de novas emoções – Ansiedade, Inveja, Constrangimento e Tédio – Riley chegando à puberdade e a realidade de crescer sendo jogada na cara dos personagens da noite para o dia, Divertida Mente 2 teve muitos momentos de partir e aquecer o coração.
Divertida Mente 2 começa um ano após o final de Divertida Mente, com Riley completando 13 anos e prestes a entrar no ensino médio. Um dia, o alarme de puberdade de Riley dispara, resultando na chegada de quatro novas emoções: Ansiedade, Inveja, Constrangimento e Tédio. Ansiedade é, sem dúvida, a líder do grupo e imediatamente tenta assumir o controle de Alegria. Conforme Divertida Mente 2 continua, as emoções originais (Alegria, Tristeza, Medo, Nojo e Raiva) lutam para se adaptar às mudanças na mente de Riley, enquanto a jovem adolescente consequentemente enfrenta uma crise de identidade na vida real.
O novo senso de identidade de Riley
O conceito do Senso de Si Mesmo é estabelecido no início do filme recordista de bilheteria Divertida Mente 2. O Senso de Si Mesmo de Riley é composto de todas as suas crenças, incluindo que ela é uma boa pessoa, gentil, forte, corajosa e muitos outros atributos positivos. No entanto, quando a Ansiedade entra em cena, ela se livra do Senso de Si Mesmo original de Riley e constrói um novo com memórias cheias de ansiedade. Em vez de se orgulhar de si mesma, o novo Senso de Si Mesmo de Riley diz que ela não é boa o suficiente.
Sem querer, Ansiedade coloca muita pressão em Riley, fazendo-a pensar que ela terá amigos se for boa em hóquei e muitas outras crenças perigosas. Claro, isso leva a muitos outros momentos de arrancar lágrimas, mas ouvir a voz de Riley em sua mente dizendo que ela não é boa o suficiente é totalmente de partir o coração. Esta cena de Divertida Mente 2 também pode ser desconfortável porque é identificável para muitos, possivelmente fazendo aqueles que podem ter empatia derramarem uma lágrima ou duas.
Citação de Alegria sobre crescer
“Talvez seja isso que aconteça quando você cresce. Você sente menos alegria.”
Uma das melhores citações de Divertida Mente 2 vem depois que Ansiedade destrói a esperança aparentemente última de Alegria, Medo, Nojo e Raiva de retornar à sede com o Sentido de Si Original de Riley. Nojo pergunta a Alegria qual é o plano deles, e Alegria responde que não sabe. Totalmente derrotada, Alegria diz: “Não sei como parar a Ansiedade. Talvez não possamos. Talvez seja isso que aconteça quando você cresce — você sente menos alegria.” E essa citação de Divertida Mente 2 tem o poder de partir o coração de qualquer adulto.
Ataque de ansiedade de Riley
A cena mais significativa e angustiante em Divertida Mente 2 acontece durante seu clímax quando Riley tem um ataque de ansiedade, que vinha crescendo desde que Ansiedade chegou à sede. Durante um jogo de hóquei, Riley, muito absorta em seus pensamentos (dizendo que ela não é boa o suficiente), está determinada a mudar a opinião do treinador Roberts sobre ela. No entanto, Riley está muito focada em provar a si mesma quando acidentalmente esbarra em Grace, machucando-a. Consequentemente, Riley é enviada para a área de penalidade, onde tem um ataque de ansiedade.
A cena de ataque de ansiedade de Divertida Mente 2 é muito fiel ao que é ter um na vida real, e para qualquer um que tenha ataques de ansiedade, o momento é de cortar o coração. Isso fará muitos chorarem enquanto assistem Riley lutando para respirar na área de penalidade e a Ansiedade causa uma tempestade na sede. A sequência é muito relacionável para muitos, e ver a ansiedade sendo tão bem representada em um filme da Pixar é maravilhoso (mesmo que isso provoque lágrimas).
Leia mais:
- 10 Filmes de terror leves para curtir com as crianças
- Shrek 5 é OFICIAL: Veja 5 coisas que esperamos do novo filme!
- Veja como estão os atores de Crepúsculo atualmente!
Riley redescobre seu amor pelo hóquei
Assim que Alegria assume o painel de controle perto do final de Divertida Mente 2, Riley esquece todas as suas preocupações anteriores sobre impressionar o treinador Roberts. A adolescente simplesmente se deixa aproveitar estar no gelo e jogar o jogo que ela tanto ama. Em vez de hóquei ser uma fonte de ansiedade para Riley, como tinha sido durante todo o acampamento, jogar o esporte traz paz e alegria a Riley durante os momentos finais de Divertida Mente 2.
Com Alegria no banco do motorista, Riley consegue aproveitar totalmente o jogo de hóquei e se livrar de toda a pressão que sentia anteriormente para ser perfeita e “boa o suficiente”. A jovem redescobre seu amor pelo esporte, e ver Riley tão despreocupada é como uma lufada de ar fresco para o público. Ela finalmente pode ser ela mesma, e a cena está entre as mais emocionantes de Divertida Mente 2 da Pixar.
Cena final de Divertida Mente 2
O final de Divertida Mente 2 é um pouco ambíguo, pois não revela tecnicamente se Riley entra para o time de hóquei do ensino médio (mas implica que sim). Cabe ao público interpretar se o olhar orgulhoso no rosto de Riley depois de ver os resultados em seu telefone significa que ela é uma Firehawk ou se ela tem que esperar mais um ano para entrar no time. No entanto, o momento é emocionante do mesmo jeito.
Ao longo do filme da Pixar de 2024, Riley estava estressada e ansiosa sobre ser boa o suficiente para ser uma Firehawk. A ansiedade a fez acreditar que faria novos amigos se conseguisse uma vaga no time. No entanto, Riley percebeu que não era o caso e estava em paz com qualquer resultado. Conforme Divertida Mente 2 chega ao fim, a narração de Alegria expressa o quanto todos amam Riley, com todas as suas qualidades e defeitos, e é quase impossível não ficar com os olhos cheio de lágrimas quando o filme termina.