Fallout: Guia Definitivo para Entender a Cronologia dos Jogos e da Série

Fallout

O universo de Fallout é um dos mais fascinantes do mundo dos jogos de RPG e ação. A mistura entre um cenário pós-apocalíptico, monstros mutantes, gangues violentas e a sobrevivência em um mundo devastado atrai milhares de jogadores ao longo dos anos. Com a série live-action da Amazon trazendo este universo para as telas, é hora de fazer um mergulho profundo na linha do tempo de Fallout para entender como tudo começou e como os eventos se desenrolam nos jogos e na série.

O cenário de Fallout é sombrio e perigoso. Os Estados Unidos, outra nação próspera, agora é um lugar devastado por guerras nucleares, com áreas irradiadas e criaturas perigosas à solta. A radiação está em todos os lugares, e os poucos sobreviventes precisam lutar a cada dia de vida, evitando tanto criaturas mutantes quanto outras pessoas que buscam apenas sobreviver a qualquer custo. Vamos explorar essa linha do tempo, começando com os eventos que levam ao apocalipse e terminando com os acontecimentos da série live-action.

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Tempos pré-guerra – Muito antes das bombas caírem

Antes de tudo desmoronar, havia um mundo em que a vida segue mais ou menos normalmente. No entanto, a escassez de recursos, como o petróleo e o urânio, envolveu as nações, levando os EUA a declarar guerra à China em 2066. A invasão chinesa do Alasca intensificou os conflitos, enquanto uma pandemia chamada Nova Peste devastou os EUA. A busca por uma cura levou ao desenvolvimento do Virion Pan-Imunidade em 2073, que não apenas combateu a doença, mas também teve efeitos colaterais interessantes, como crescimento muscular e aumento da atividade cerebral. Isso chamou a atenção dos militares, dando início ao desenvolvimento do Vírus Evolutivo Forçado (FEV), que transformava soldados em supersoldados.

A Grande Guerra – A catástrofe que mudou tudo

Em 23 de outubro de 2077, o mundo mudou para sempre. Missões nucleares chinesas atingiram os Estados Unidos, causando destruição em massa, milhões de mortes e transformando o país em um grande deserto irradiado. Algumas pessoas tiveram a sorte de encontrar refúgio nos Vaults estruturais, mas mesmo assim, muitos foram submetidos a experimentos desumanos prolongados pelos cientistas da Vault-Tec. Durante esse colapso, algumas figuras importantes surgiram, como a Irmandade do Aço, um grupo paramilitar com conotações religiosas, e The Enclave, um remanescente do governo dos EUA que buscava retomar o controle do país.

Fallout 76: 2102 – Dia da Recuperação

Fallout 76 passa 25 anos após a Grande Guerra. O Vault 76 abre suas portas e seus habitantes saem para explorar a Virgínia Ocidental, um cenário repleto de perigos. Os moradores logo descobrem uma nova pandemia, a Peste Queimada, que transforma humanos e animais em criaturas estúpidas e violentas. Felizmente, os habitantes do Vault 76 encontram uma cura para essa doença, ajudando a restabelecer a ordem na região dos Apalaches.

Fallout 1: 2161 – A missão do Vault Dweller

Em Fallout , seguimos o Vault Dweller do Vault 13, que parte em uma missão para encontrar um chip de água para seu abrigo. Ele descobre o Mestre, um resultado grotesco da FEV, e o confronta para impedir seus planos de criar um exército de super mutantes. Após derrotar o Mestre, ele é banido do Vault 13 e funda uma nova comunidade chamada Arroyo.

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Fallout Tactics: 2197 – A Irmandade do Aço expande sua influência

Fallout Tactics e Fallout: Brotherhood of Steel exploram a expansão da Irmandade do Aço. Esses jogos detalharam como a Irmandade enfrentou vários desafios enquanto tenta restabelecer a ordem em um mundo desolado. Eles mostram a formação de um ramo do meio-oeste da Irmandade do Aço, que luta contra diferentes inimigos e busca manter a ordem no meio ao caos.

Fallout 2: 2241 – A busca pelo GECK

Em Fallout 2 , seguimos o Escolhido, neto do Vault Dweller, em sua missão para encontrar um GECK (Kit de Criação do Jardim do Éden) para salvar sua aldeia, Arroyo, que enfrenta uma terrível seca. Durante sua busca, ele enfrenta o Enclave, que planeja liberar uma versão mortal do FEV no ar para eliminar toda a vida mutante. No final, o Escolhido derrota a base do Enclave e usa o GECK para reconstruir Arroyo.

Fallout 3: 2258 – Projeto Pureza

Fallout 3 leva ao Projeto Pureza, uma tentativa de fornecer água limpa para a Capital Wasteland. O Lone Wanderer, filho de James e Catherine, é um dos personagens principais do jogo. Ele parte em busca de seu pai e descobre que o Enclave está tentando assumir o controle do Projeto Pureza. Com a ajuda da Irmandade do Aço, ele recuperou o controle do projeto, derrotando o Enclave e restaurando a água limpa para a região.

Fallout New Vegas: 2281 – A luta pela Represa Hoover

Em Fallout: New Vegas , o Courier sobrevive a um tiro na cabeça e parte para o Mojave Wasteland em busca de vingança. Ele se envolve em uma luta pelo controle da Represa Hoover, um recurso vital para a eletricidade na região. Os principais jogadores são o NCR, a Legião de César e o Sr. House, cada um com seus próprios planos para a barragem. O Courier ajuda o NCR a assumir o controle, garantindo o poder sobre a região.

Fallout 4: 2287 – A jornada do Sole Survivor

Em Fallout 4 , o Sole Survivor acorda do Vault 111 em busca de seu filho Shaun, sequestrado pelo Instituto. Ele descobre que Shaun agora é o líder do Instituto, conhecido como Pai. Com vários finais possíveis, o Sole Survivor deve decidir o destino do Instituto, sendo um dos finais mais prováveis ​​a destruição do mesmo ao sobrecarregar seu reator nuclear.

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Fallout (Série Live-Action): 2296 – A chegada da série da Amazon

A série live-action da Amazon Prime ocorre após os eventos de todos os jogos, expandindo a linha do tempo para 2296. A série tem liberdade criativa para explorar aspectos ainda não envolvidos nos jogos, podendo referenciar eventos de Fallout: New Vegas e outras histórias da franquia. O que ela nos revelará sobre o futuro de Fallout ainda está para ser descoberto

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Miguel Marzochi

Formado em Educação Física e posteriormente atuando como redator e editor, consegui unir meus dois interesses: movimento humano e entretenimento. Após anos de experiência em saúde, tecnologia, cinema e música, encontrei minha vocação no Cine Vibes, provando que é possível criar uma trajetória profissional que reflita todas as suas paixões.
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Miguel Marzochi

Formado em Educação Física e posteriormente atuando como redator e editor, consegui unir meus dois interesses: movimento humano e entretenimento. Após anos de experiência em saúde, tecnologia, cinema e música, encontrei minha vocação no Cine Vibes, provando que é possível criar uma trajetória profissional que reflita todas as suas paixões.