Hulk: Conheça todas as versões do grandão nos quadrinhos

Quadrinhos

O filme Capitão América: Admirável Mundo Novo trará uma nova ameaça ao universo cinematográfico da Marvel: o Hulk Vermelho. Enquanto os fãs dos quadrinhos já estão familiarizados com este personagem, muitos que acompanham apenas os filmes e séries podem estar curiosos sobre essa versão do Hulk, já que a maioria conhece apenas o gigante verde. Mas, você sabia que o Hulk já teve muitas outras cores além do verde? Desde azul até amarelo, as variações de cor do Hulk nos quadrinhos são diversas e surpreendentes.

Vamos explorar todas as cores que o Hulk já teve nos quadrinhos, revelando detalhes fascinantes sobre cada versão. Algumas dessas variações têm histórias bem interessantes e até um pouco bizarras. Prepare-se para descobrir que o Hulk vai muito além da sua versão clássica verde.

Hulk Cinza

Quadrinhos
Créditos: Reprodução

A aparência original do Hulk era cinza nos quadrinhos. No entanto, essa cor não pôde ser reproduzida consistentemente devido à tecnologia de impressão da época, o que significava que o tom particular de cinza do Hulk não seria necessariamente sempre o mesmo. Enquanto o Hulk se tornou verde para resolver esse problema em Incredible Hulk #2 de Stan Lee e Jack Kirby, o Hulk Cinza retornaria mais tarde em The Incredible Hulk #324 de 1984, por Al Milgrom e Dennis Janke, antes de se estabelecer como a forma regular da persona Joe Fixit do Hulk, que estava ligada ao abuso que Bruce Banner sofreu durante a infância.

Embora não seja tão forte quanto o Hulk tradicional ou tão inteligente quanto Bruce Banner, Joe Fixit é mostrado como a manifestação da personalidade de Bruce que está disposto a fazer coisas muito horríveis ou moralmente erradas.

Hulk Verde

Quadrinhos
Créditos: Reprodução

A versão mais conhecida e que aparece com mais frequência do Hulk é o Hulk Verde, que se tornou a sua cor regular a partir da segunda edição. Depois de inicialmente recontar sua origem cinza em futuras reimpressões/releituras da história de origem, mais tarde foi recontado novamente que essa mudança de cor foi devido ao uso frequente de projetores Gama por Bruce, que deu poder ao Hulk selvagem e verde para ter precedência sobre Joe Fixit, que estava lutando com ele pelo controle.

Muitas outras versões do Hulk também apareceriam em verde, como o Professor Hulk, que combina a força de Hulk com a inteligência de Bruce Banner. Uma versão ditador de um futuro alternativo conhecida como Maestro também é mostrada em verde, e a maioria das versões do Hulk são verdes em suas adaptações fora dos quadrinhos.

Hulk Vermelho

Quadrinhos
Créditos: Reprodução

Apresentado por Jeph Loeb e Ed McGuinness em 2008 como um inimigo do Hulk principal, o Hulk Vermelho tem uma força superior à do Hulk, combinada com uma inteligência tática. Sua identidade foi mantida em segredo até 2010, quando foi revelado que ele era o General Thaddeus Ross, inimigo de longa data do Hulk e pai de Betty Ross. O Hulk Vermelho mais tarde se tornou membro dos Thunderbolts e um aliado semi-regular dos heróis da Marvel.

O segundo Hulk Vermelho fez sua estreia em USAvengers #1, de Al Ewing e Gerardo Sandoval, e foi revelado como o general Robert Maverick. Este Hulk foi criado pela IMA, agora chefiada por Roberto da Costa, usando um dispositivo chamado Hulk Plug-In que lhe permite passar aproximadamente uma hora por dia como um Hulk Vermelho.

Hulk Laranja

hulk
Créditos: Reprodução

Originalmente aparecendo como um personagem jogável em Marvel vs. Capcom: Clash of Superheroes, o Hulk Laranja fez sua estreia nos quadrinhos em Uncanny X-Force #12 de 2011, por Rick Remender e Mark Brooks. Vindo do mundo da linha do tempo alternativa dos X-Men, Era do Apocalipse, o Hulk Laranja é criado pela Legião Negra como um servo da Arma Ômega.

Muito possivelmente criado pelo Hank McCoy deste mundo, o Hulk Laranja é movido a energia solar em oposição à energia gama como o Hulk principal e é sugerido que isso o torna mais forte durante o dia. Fora de seu papel defendendo a nave do Apocalipse e atacando o último assentamento humano da Terra-295, o Hulk Laranja não foi visto no Universo Marvel.

Hulk Amarelo

Hulk
Créditos: Reprodução

O mais novo membro do panteão Hulk, o Hulk Amarelo apareceu em Marvel Action: Avengers #9, antes de fazer uma estreia completa na edição seguinte. Criado pela IMA, o Hulk Amarelo é acompanhado por versões alternativas de Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Visão, Vespa, Homem-Formiga e Homem-Aranha, todos controlados mentalmente pela IMA. Por isso, aliás, que todos usam amarelo, a cor característica dessa organização.

Embora o Hulk Amarelo tenha atraído considerável atenção, também vale a pena notar que o Hulk Demoníaco, uma das personalidades de Bruce Banner, que representa o ressentimento do Hulk em relação ao mundo, também aparece retratado em amarelo nos quadrinhos da Marvel.

Leia mais:

Hulk Azul

Hulk
Créditos: Reprodução

Aparecendo pela primeira vez em Captain Universe/Incredible Hulk #1 de Jay Faerber e Carlos Magno, o Hulk Azul é o resultado da ligação do Hulk regular com o Uni-Poder do Capitão Universo. Embora esta versão do Hulk não tenha existido por muito tempo, o Hulk Azul é, sem dúvida, uma das iterações mais poderosas do Hulk.

A ligação acontece quando o Uni-Poder precisa da ajuda de Bruce Banner para localizar um colega cientista a fim de descobrir o que estava causando o enfraquecimento da Força Enigma. Embora ele inicialmente permaneça verde, o Hulk fica azul quando é atacado, e o Uni-Poder fornece a ele um impulso cósmico. Na luta que se segue, o Hulk Azul destrói completamente seus oponentes e se declara como “O Mais Forte Que Existe” antes de pular para lugares desconhecidos enquanto o Uni-Poder o abandona.

Hulk das Trevas

Hulk
Créditos: Reprodução

Além do Hulk Demoníaco, o Hulk roxo é uma das encarnações mais assustadoras do Hulk. Aparecendo em Incredible Hulk #371 de Peter David e Dale Keown, o Hulk roxo é o Hulk das Trevas, resultado da possessão do Hulk por Shanzar, o Mago Supremo da Dimensão das Trevas. Enquanto Doutor Estranho e Namor lutam contra o Hulk das Trevas no mundo real, Bruce é capaz de derrotar Shanzar abrindo uma porta em sua mente que contém algo tão poderoso e furioso que assusta Shanzar, que então foge quando Strange abre um portal de volta para a Dimensão das Trevas.

Dentro da edição em si, este Hulk assumiu um visual preto e branco. Mas quando a série animada The Incredible Hulk de 1996 adaptou esta história, o Hulk das Trevas era roxo quando possuído por um ser conhecido como Híbrido.

Hulk Verde e Vermelho

Hulk
Créditos: Reprodução

Já vimos Hulks de várias cores, mas você sabia que já chegamos a ter um Hulk de mais de uma cor? Pois é, isso aconteceu em uma fusão do Hulk tradicional (o verde) com o Hulk Vermelho, nas páginas de Hulk #30, de 2008, por Jeff Parker e Ed McGuinness.

Essa série inicial do Hulk Vermelho foi cada vez mais se tornando uma enorme piada, com o personagem fazendo coisas absurdas como roubar o Mjolnir de Thor, bater no Vigia e singrar o cosmos com a prancha do Surfista Prateado. Mas tudo fica ainda mais louco quando o Homem-Impossível, um dos personagens mais esquisitos da Marvel, usa seus poderes para fundir o Hulk verde e o vermelho em uma criatura só. O resultado é uma criatura de duas cores, mais furioso e insano do que nunca.

Kluh

Hulk
Créditos: Reprodução

Existiu ainda um Hulk na cor preta com veias vermelhas pelo corpo, que surgiu na saga EIXO. Nessa história, a Feiticeira Escarlate e o Doutor Destino tentaram um feitiço de “inversão” para transformar o Caveira Vermelha em uma boa pessoa, mas acidentalmente esse feitiço saiu do controle e afetou um monte de outras pessoas. Super-heróis como o Homem de Ferro se transformaram em vilões. Supervilões como Dentes-de-Sabre se transformaram em heróis altruístas. E o Hulk se transformou em Kluh.

Ostentando uma aparência muito diferente da maioria dos Hulks, Kluh afirmou ser alimentado pela tristeza, não pela raiva. Ele também se descreveu como o “Hulk do Hulk” e anunciou sua intenção de atacar o mundo que o machucou, causando o máximo de destruição possível. Considerando que Bruce Banner sempre teve mais motivos para estar triste do que com raiva, Kluh provou ser um dos Hulks mais poderosos já manifestados. Felizmente, a Feiticeira Escarlate e o Doutor Destino foram capazes de reverter seu feitiço de inversão, e Kluh não existiu mais depois disso.

Tags:

Picture of Miguel Marzochi

Miguel Marzochi

Formado em Educação Física e posteriormente atuando como redator e editor, consegui unir meus dois interesses: movimento humano e entretenimento. Após anos de experiência em saúde, tecnologia, cinema e música, encontrei minha vocação no Cine Vibes, provando que é possível criar uma trajetória profissional que reflita todas as suas paixões.
Picture of Miguel Marzochi

Miguel Marzochi

Formado em Educação Física e posteriormente atuando como redator e editor, consegui unir meus dois interesses: movimento humano e entretenimento. Após anos de experiência em saúde, tecnologia, cinema e música, encontrei minha vocação no Cine Vibes, provando que é possível criar uma trajetória profissional que reflita todas as suas paixões.