Chegou aos cinemas Missão: Impossível – O Julgamento Final, e a recepção já mostra que a franquia se despede em grande estilo. O filme, que marca a oitava e suposta última aventura de Ethan Hunt, interpretado por Tom Cruise, trouxe uma das maiores pontuações da história da saga no Rotten Tomatoes e deixou os fãs empolgados com seu espetáculo de ação.
A produção, dirigida por Christopher McQuarrie, não só promete fechar o ciclo de Ethan Hunt de forma eletrizante, como também levanta discussões sobre o futuro do cinema de ação. Afinal, não é todo dia que vemos um ator como Tom Cruise, aos 62 anos, entregando cenas insanas e arriscadas, que fazem qualquer fã sair do cinema sem fôlego. Mas afinal, o que está por trás desse sucesso todo? Vamos te contar!

Missão: Impossível – O Julgamento Final tem a segunda melhor nota da franquia no Rotten Tomatoes
No dia de sua estreia, Missão: Impossível – O Julgamento Final já conquistou 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, garantindo a segunda melhor nota da história da franquia. Esse resultado fica atrás apenas de Dead Reckoning, que tem 94%.
Essa nota foi baseada em mais de 1.000 avaliações verificadas no site até o momento, e pode variar conforme novas críticas forem sendo adicionadas. Mesmo assim, já dá pra perceber que o filme agradou muito, principalmente entre os fãs mais fiéis da saga.
Comparativo das notas de toda a franquia Missão: Impossível no Rotten Tomatoes
Se tem uma coisa que os fãs adoram é comparar os filmes da franquia. E os números não mentem! Veja como ficou o ranking das notas dos filmes de Missão: Impossível tanto pela crítica quanto pelo público no Rotten Tomatoes:
- Missão: Impossível – Estimativa
Crítica: 96% | Público: 94% - Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final
Crítica: 80% | Público: 93% - Missão: Impossível – Efeito Fallout
Crítica: 98% | Público: 89% - Missão: Impossível – Nação Secreta
Crítica: 94% | Público: 87% - Missão: Impossível – Protocolo Fantasma
Crítica: 94% | Público: 76% - Missão: Impossível
Crítica: 65% | Público: 71% - Missão: Impossível III
Crítica: 73% | Público: 69% - Missão: Impossível II
Crítica: 57% | Público: 42%
Os números deixam claro como a franquia se fortaleceu ao longo dos anos, com os filmes mais recentes sendo muito mais bem avaliados do que os primeiros.
O que a nota de Missão: Impossível – O Julgamento Final realmente significa
Missão: Impossível – O Julgamento Final estreou fora de competição no Festival de Cannes em 14 de maio e, desde então, vem recebendo boas avaliações da crítica, embora não sejam excelentes. As cenas de ação, como sempre, foram bastante elogiadas, assim como a dedicação absurda de Tom Cruise em fazer acrobacias de tirar o fôlego.
Por outro lado, alguns críticos apontaram que o filme mistura nostalgia de forma um pouco forçada e não entrega uma conclusão tão satisfatória quanto o esperado. Isso fez a nota da crítica ficar em 80%, abaixo dos quatro filmes anteriores, mas ainda superior aos três primeiros da franquia.
Leia mais:
- Lilo & Stitch: 7 mudanças do remake e o que muda no novo filme!
- The ugly stepsister: Confira o trailer e tudo sobre o filme sombrio e polêmico de Cinderela!
- Um Filme Minecraft: Confira 20 easter eggs do jogo que apareceram no live-action
O público amou o filme (ainda mais que os críticos)
Se os críticos ficaram um pouco divididos, o público parece ter amado Missão: Impossível – O Julgamento Final. A nota de 93% no Rotten Tomatoes mostra que a galera saiu feliz do cinema.
Os fãs elogiam muito as sequências de ação, os efeitos visuais incríveis, o ritmo acelerado e, claro, as acrobacias inacreditáveis feitas por Tom Cruise. Além disso, boa parte do público considera esse filme um final digno para a jornada de Ethan Hunt, o que é um baita sinal de que a missão foi cumprida com sucesso.
O elenco de peso fez toda a diferença no sucesso
Além de Tom Cruise, o filme trouxe de volta rostos conhecidos e queridos pelos fãs, como Hayley Atwell, Ving Rhames, Simon Pegg, Henry Czerny e Angela Bassett. Esse reencontro de personagens foi, sem dúvida, um dos pontos altos de Missão: Impossível – O Julgamento Final.
A química entre os personagens e o entrosamento do elenco deixam as cenas ainda mais envolventes. E claro, o carisma de Tom Cruise segue sendo o grande motor que faz essa franquia ser tão amada até hoje.

Missão cumprida (ou não?): há espaço para mais filmes?
Apesar de ser anunciado como o último filme da saga, com Ethan Hunt se despedindo das telonas, muita gente sai do cinema se perguntando se Missão: Impossível realmente chegou ao fim.
Com a bilheteria caminhando muito bem e a resposta do público sendo extremamente positiva, não seria nenhuma surpresa se, no futuro, a franquia ganhasse algum spin-off ou até um novo protagonista assumindo as missões impossíveis. Afinal, Hollywood adora dizer que é o fim… e depois surpreender todo mundo.