O Spotify acaba de trazer uma novidade que promete revolucionar a forma como os brasileiros escutam música: as daylists. Confirmada nesta última quarta-feira (04), a plataforma de streaming de áudio lançou oficialmente as listas de reprodução personalizadas para o público do Brasil. Esse novo recurso usa o poder do algoritmo para criar playlists que acompanham seu humor e o ritmo do seu dia. Ou seja, oferecendo uma experiência musical totalmente customizada e atualizada várias vezes ao longo do dia.
Popular em outros mercados, as daylists já conquistaram muitos usuários, e agora os brasileiros podem desfrutar dessa funcionalidade tanto no plano Premium quanto na versão gratuita do Spotify. Quer saber como as daylists funcionam e como acessar? Confira todos os detalhes a seguir!
O que são as daylists?
As daylists são playlists personalizadas que mudam ao longo do dia com base no seu humor, nos horários e nos hábitos musicais dos usuários. Segundo o Spotify, a ideia é oferecer uma trilha sonora que acompanhe seus momentos e atividades diárias, desde aquela manhã relaxante até o final do dia mais agitado.
Essa curadoria é feita por um sofisticado algoritmo que analisa seus padrões de escuta e adapta o conteúdo para que você tenha uma experiência musical sob medida. De acordo com o serviço de streaming, 70% dos ouvintes voltam toda semana para conferir as atualizações dessas listas, comprovando o sucesso da função.
Além de alterar as músicas e artistas, até as imagens de miniatura das daylists mudam conforme o passar das horas, tornando a experiência ainda mais envolvente e dinâmica.
Como acessar as daylists no Spotify?
Acessar suas daylists é simples. Elas ficam disponíveis na seção Made For You do aplicativo do Spotify, tanto na versão para dispositivos móveis quanto na versão para desktop. Outra forma de encontrá-las é digitando “daylist” na barra de busca do app. Ainda é possível acessar diretamente através de um link que o Spotify disponibiliza para todos os usuários.
Se você curtiu a curadoria musical de um determinado momento e quer salvá-la para ouvir mais tarde, basta tocar no ícone de três pontos ao lado da playlist e selecionar “Adicionar à playlist” e, em seguida, criar uma nova lista personalizada.
Leia mais:
- Pabllo Vittar no Top 3 Spotify BR com Alibi: Relebre outras hits!
- Top 10 hits mais reproduzidos no Spotify: Confira!
- Jimin do BTS conquista top 50 Brasil com álbum MUSE: Confira!
A experiência personalizada e local
O Spotify trabalhou em estreita colaboração com músicos e especialistas locais de várias regiões para garantir que as daylists reflitam as culturas musicais específicas de cada lugar. O lançamento global inclui novos idiomas. Línguas como árabe, catalão, francês, alemão, italiano, japonês, polonês, português e espanhol, o que amplia ainda mais a acessibilidade do recurso.
Isso significa que os ouvintes no Brasil terão daylists adaptadas ao gosto local, com estilos e ritmos que falam diretamente à cultura musical do país.
Mais inovações à vista: playlists geradas por IA
Além das daylists, o Spotify está testando uma funcionalidade que promete criar playlists em tempo real. Tudo isso a partir de comandos de texto e da curadoria de uma inteligência artificial (IA). Embora ainda em fase de desenvolvimento, essa ferramenta visa aumentar a personalização da experiência musical. Ela vai permitir que o usuário crie listas com base em descrições de estado de espírito, atividades ou preferências específicas.
Com o lançamento das daylists no Brasil, o Spotify oferece uma experiência ainda mais personalizada e dinâmica para seus usuários. Agora, é possível ter playlists que acompanham seu humor e ritmo de vida, atualizando-se ao longo do dia para garantir que você sempre tenha a trilha sonora ideal para cada momento. E se você ainda não experimentou, vale a pena explorar essa nova função e descobrir como o Spotify pode transformar sua rotina musical!