Sabemos que Taylor Swift está longe de ser apenas uma cantora. Ela é uma força da natureza que cativa milhões de fãs em todo o mundo. O lançamento do novo álbum de estúdio, The Tortured Poets Department, prova isto. Com um dia, o álbum já quebrou todos os recordes do Spotify, que antes eram detidos pela própria loirinha. Isso causou um verdadeiro furor entre os fãs e até entre os ouvintes casuais de música. Com mais de 30 faixas e duas horas de duração, o álbum é um épico musical repleto de emoções e histórias.
Mas que tal estender a experiência de The Tortured Poets Department para além das músicas? Se você é fã de cinema, aqui está uma lista de filmes que combinam com a vibe do novo álbum da Taylor Swift. Prepare a pipoca, aconchegue-se no sofá e confira essas dicas de filmes perfeitas para curtir uma noite temática inspirada pelo TTPD, de Taylor Swift.
Pobres Criaturas (2023)
Pobres Criaturas é um filme que explora a jornada de autoconhecimento de sua protagonista, que desafia as convenções sociais para descobrir sua verdadeira identidade. A narrativa gira em torno de sua busca por liberdade e pela rejeição de padrões impostos pela sociedade. Por meio de uma história cativante, o filme ilustra as complexidades do desenvolvimento pessoal e a transformação que ocorre quando uma mulher rompe barreiras para ser quem realmente é.
O clipe “Fortnight” de Taylor Swift, do álbum “The Tortured Poets Department”, aborda temas semelhantes de liberdade e auto expressão. Com uma estética em preto e branco e a participação de Post Malone, o clipe mostra personagens lutando contra obstáculos para encontrar sua verdadeira essência, após sair de um relacionamento conturbado. Ambos, o filme e o clipe, nos convidam a refletir sobre a busca das mulheres por autenticidade em meio a pressões externas, destacando a importância de ser verdadeira consigo mesma, mesmo que isso custe se afastar de pessoas que ama, como expressado pela frase “Eu te amo, está arruinando minha vida” (tradução livre).
Frances Ha (2012)
Frances Ha, disponível na MUBI, é um filme preto e branco escrito por Noah Baumbach e Greta Gerwig. Ele retrata uma história de romance, amizade feminina e estudo de personagem, tudo embalado em um estilo hipster. A conexão com The Tortured Poets Department vem do visual preto e branco, que remete aos vídeos promocionais do álbum, e da atmosfera de relacionamento problemático. O ritmo é leve e envolvente, com uma montagem impecável de Jennifer Lame. Se você curtiu a primeira metade do álbum, cheia de sensações indie, esse filme é uma ótima escolha.
Leia mais:
- Taylor Swift: Confira todos os álbuns do pior para o melhor!
- Taylor Swift pode estar em filme do MCU? Novo álbum sugere participação!
- Conheça Stevie Nicks e Clara Bow: Inspirações no Novo Álbum de Taylor Swift
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças é um filme envolvente e emocional que lida com a complexidade dos relacionamentos e a dor de um término. Com Jim Carrey e Kate Winslet nos papéis principais, o filme explora a ideia de apagar memórias dolorosas, levando os espectadores por uma jornada através da mente dos personagens.
A atmosfera melancólica e os momentos de introspecção fazem com que este filme combine perfeitamente com o tom de algumas faixas de The Tortured Poets Department, principalmente com a música “loml”, em que Taylor afirma que “gostaria de poder esquecer, como quase tivemos tudo”, se referindo ao seu último relacionamento. Disponível para streaming e aluguel, é uma ótima opção para quem quer mergulhar nas emoções profundas de TTPD.
História de um Casamento (2019)
O filme História de um Casamento, dirigido por Noah Baumbach e estrelado por Adam Driver e Scarlett Johansson, é um drama que explora as complexidades do fim de um relacionamento. O filme acompanha um casal durante seu processo de divórcio, revelando os altos e baixos de suas vidas e a complexidade das emoções envolvidas.
Assim como The Tortured Poets Department, esse filme mergulha nos sentimentos conflitantes que surgem quando um relacionamento termina, e como aquela pessoa que sabia tudo sobre você, pode virar sua pior inimiga. Disponível na Netflix, é uma escolha ideal para quem quer explorar a temática do término de um modo mais profundo.
Alguém Especial (2019)
Quando Taylor Swift escreveu Lover, um de seus álbuns mais românticos, uma das músicas que mais chamou a atenção foi “Death By A Thousand Cuts”, que falava sobre um término de partir o coração. Taylor revelou que essa música foi inspirada no filme Alguém Especial, dirigido por Jennifer Kaytin Robinson e estrelado por Gina Rodriguez.
A comédia romântica segue uma mulher que está se redescobrindo após uma separação e tenta encontrar um novo rumo para sua vida. Esse filme combina com as faixas “loml” e “How Did It End?” de The Tortured Poets Department, oferecendo uma visão sensível sobre corações partidos e como seguir sua vida depois de perder um amor.
Gostou das dicas? Então, prepare a pipoca, coloque seu álbum favorito de Taylor Swift para tocar e aproveite essa seleção de filmes que combinam perfeitamente com o novo álbum da cantora. Divirta-se!