Confira a Nova Geração do Funk que Está Fazendo Sucesso

Funk

O mundo da música está em constante evolução, e o funk, gênero tão amado e realizado no Brasil, não fica atrás. Ao longo dos anos, vimos suas batidas se transformarem, ganhando espaço e reconhecimento internacional. Mas, o que realmente tem chamado atenção recentemente é a nova geração do funk brasileiro, que traz consigo uma mistura inovadora de ritmos e estilos, mostrando que o gênero vai muito além do que estávamos acostumados a ouvir.

O Crescimento do Funk nas Plataformas Digitais

Das 10 músicas mais consumidas no Spotify Brasil neste 5 de abril, 6 envolvimentos ou são protagonizadas por artistas de funk. Cada vez mais, o mundo vai abraçando o gênero – não à toa, tivemos sample de funk no último álbum de Beyoncé, Karol G performando remix de funk no último VMA, Rihanna levando o funk ao Halftime Show do Super Bowl do ano passado, e por aí vai…

Funk
Créditos: Reprodução

A Evolução do Funk no Brasil

Acontece que, além dessa exportação cada vez mais latente, o gênero vai mudando de ‘cara’ com o passar do tempo aqui mesmo, no Brasil, e nem sempre o que as periferias consomem é o que estamos habituados a ouvir. Se um dia já foi o funk melody e, mais à frente, o funk ostentação das comunidades paulistanas, hoje uma vertente do gênero que denota maior força, nas periferias, é aquela que traz influências diretas do rap e do trap. Estilos esses que, inclusive, têm estado cada vez mais em alta no país.

O Reflexo nos Charts e Grandes Plataformas

E esse movimento, por consequência, ganha reflexo nos charts e paradas de grandes plataformas. Não é incomum olharmos para o topo das paradas de música, atualmente, e encontrarmos na posição mais altas parcerias que envolvem itens de artistas. Geralmente, essas faixas trazem funkeiros, rappers e trappers e misturam influências e beats dos três estilos. É quase que um conglomerado de música urbana.

O Topo do Spotify Brasil

Ocupa o topo do Spotify Brasil, nesta sexta-feira (5), com 902.069 reproduções nas últimas 24 horas a faixa “Diz Aí Qual é o Plano?”. Nela participam Mc IG, MC Ryan SP, Oruam, MC GH do 7, MC GP, MC Nego Micha, MC PH, Mc Luki, Mc Poze do Rodo, Murillo e LT no Beat e TrapLaudo. A música chega a aproximadamente 28 milhões de reproduções na plataforma.

Outros Sucessos e Artistas em Destaque

Alguns dos artistas envolvidos na faixa #1 também estão presentes em um outro sucesso que ocupou a posição mais alta da parada por vários dias. Em “Let’s Go 4”, que soma 239 milhões de streams, participam os Dj GBR, Mc IG, MC Ryan SP, MC PH, Mc Davi, Mc Luki, Mc Don Juan, Mc Kadu, TrapLaudo, MC GP e MC GH do 7. Atualmente, o Top 5 de artistas mais consumidos na versão brasileira da plataforma é composto por 3 funkeiros.

Leia mais:

Jovens Talentos e Recordes

O paulistano MC Ryan SP, de apenas 22 anos de idade, é quem encabeça a lista. Ele, inclusive, está dentro da parada há 897 dias consecutivos. Ryan, dono de sucessos como “Ritmista 1.0”, “DENTRO DA HILUX” e “É Isso Bebê, Tá Certa!”, acumula a impressionante marca de 18,1 milhões de ouvintes mensais na plataforma.

Parcerias e Presença em Grandes Festivais

Uma coisa que é nítida é que esses artistas não caminham só e que, inclusive, dialogam entre si em suas trajetórias artísticas. Parcerias como as aqui mencionadas, que culminam em milhões de streams e posições privilegiadas nas paradas, reforçam essa versão mais plural do funk e a própria cena.

A Importância dos Festivais

E toda essa concentração não se limita aos estúdios de gravação… Nomes como MC Ryan SP, MC IG, MC PH, MC Daniel, MC GP e vários outros, se encontram nos palcos, seja nos bailes funks de periferia ou nos palcos de grandes festivais . O último dia do Lollapalooza 2024, que tomou conta do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no mês passado, trouxe shows de vários artistas da cena urbana e do funk.

Funk
Créditos: Reprodução

A Música como Reflexo da Realidade

Por trás de todos os milhões no streaming, os artistas que movimentam essa nova faceta do funk cantam, nas letras, sobre a vida nas periferias, os impactos da criminalidade, a luta por uma vida melhor entre quem vive nas comunidades, além de composições que traz ostentação e também reflexões sobre o amor, frutos de outros movimentos do funk que surgiram lá atrás.

Este panorama do funk brasileiro evidencia uma transformação significativa no gênero, que agora incorpora uma diversidade de influências, estilos e mensagens, alcançando um público ainda mais amplo e diversificado. O funk, sem dúvida, continua a ser um espelho da sociedade brasileira, refletindo suas alegrias, desafios e a constante busca por inovação.

Tags:

Picture of Miguel Marzochi

Miguel Marzochi

Formado em Educação Física e posteriormente atuando como redator e editor, consegui unir meus dois interesses: movimento humano e entretenimento. Após anos de experiência em saúde, tecnologia, cinema e música, encontrei minha vocação no Cine Vibes, provando que é possível criar uma trajetória profissional que reflita todas as suas paixões.
Picture of Miguel Marzochi

Miguel Marzochi

Formado em Educação Física e posteriormente atuando como redator e editor, consegui unir meus dois interesses: movimento humano e entretenimento. Após anos de experiência em saúde, tecnologia, cinema e música, encontrei minha vocação no Cine Vibes, provando que é possível criar uma trajetória profissional que reflita todas as suas paixões.